quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PodCast - Estudo Bíblico - A Avareza da Felicidade

 Domingo, 17/08/14, na Igreja Metodista Livre de Rio Preto (Free Methodist Church) o Pr. Júlio Ronqui trouxe um estudo bíblico sobre a felicidade, enviado pelo irmão Marcos Vasconcellos.

Quer ouvir o sermão em MP3, clique no player abaixo.



Quer baixar o áudio no seu computador, clique aqui.


Tema: Avareza de Felicidade
por Marcos Vasconcellos de Jesus

Leitura : Parábola do rico insensato
Lucas 12:13-23 NTLH
(13)  Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus: —Mestre, mande o meu irmão repartir comigo a herança que o nosso pai nos deixou.
(14)  Jesus disse: —Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês?
(15)  E continuou, dizendo a todos: —Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
(16)  Então Jesus contou a seguinte parábola: —As terras de um homem rico deram uma grande colheita.
(17)  Então ele começou a pensar: “Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer?
(18)  Ah! Já sei! —disse para si mesmo. —Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho.
(19)  Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se. ’”
(20)  Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? ”
(21)  Jesus concluiu: —Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.
(22)  Então Jesus disse aos seus discípulos: —É por isso que eu digo a vocês: não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir.
(23)  Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas.


ANALISE DA PARÁBOLA: 
1 “As terras de um homem rico deram uma grande colheita”
1 Crônicas 29:14 ARA
(14)  Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.
A mensagem é clara, todo riqueza gerada vem de Deus, ele permite, abençoa e proporciona as oportunidades, saúde  capacidades.
O homem (mulher) pode contribuir ou atrapalhar esta benção, mas o mérito não é dele.

2. LOGÍSTICA – SONHOS E REALIZAÇÕES
Segundo os conceitos administrativos, o rico agiu corretamente, ele tinha muita mercadoria e pouca área de armazenagem para estoque, ele pensou vou ampliar o meu local de armazenamento.

3.CONCLUSÃO DO HOMEM
O rico, colocou a sua felicidade na segurança, e concluiu que quando os planos e sonhos fossem concluídos, ele seria feliz e teria a paz.

4 CONCLUSÃO DE JESUS
Compartilhe e desfrute o que você tem, (vida, tempo, recursos) e seja feliz hoje porque o amanhã pode não existir.


NÓS SOMOS INSENSATOS (SEM JUÍZO) QUANDO:

Acreditamos que podemos prover a nossa segurança;

Acreditamos que somente seremos felizes e teremos paz quando não tivermos nenhum problema;

Cremos que a felicidade está na realização de sonhos;

Fazemos planos e tomamos decisões sem a concordância de Deus;

Achamos que somos sensatos.


FRASES REFERENTES AO TEMA:

‘A avareza geralmente não vem do  amor ao  dinheiro,
ela vem do medo do futuro’

“A felicidade não deve ser vinculada a realização dos sonhos,
a felicidade e a paz são um ato de fé”


Versículo de encerramento:

Lucas 12:29-31 NTLH
(29)  Portanto, não fiquem aflitos, procurando sempre o que comer ou o que beber.
(30)  Pois os pagãos (gentios) deste mundo é que estão sempre procurando todas essas coisas. O Pai de vocês sabe que vocês precisam de tudo isso.

(31)  Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...