quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sermão - Esboço - Não seja rebelde

 Domingo, 26/01/14, na IMeL - Igreja Metodista Livre - de Rio Preto o Pr. Júlio César trouxe uma mensagem muito impactante para nossas vidas.

Tema: Não seja rebelde
“Evangelho é obediência”

Liturgia:
Atos 19:8-12 NTLH
(8)  Durante três meses Paulo foi à sinagoga e falou com coragem ao povo. Ele conversava com eles e tentava convencê-los a respeito do Reino de Deus.
(9)  Mas alguns eram teimosos, não acreditavam e, em frente de todos, ainda falavam mal do Caminho do Senhor.
Então Paulo abandonou a sinagoga, levando os cristãos consigo, e começou a falar diariamente na escola de um homem chamado Tirano.
(10)  Ele fez isso durante dois anos, até que todos os moradores da província da Ásia, tanto os judeus como os não-judeus, ouviram a mensagem do Senhor.
(11)  Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo,
(12)  tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus.
Ats 19:8-12 ARA
(8)  Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.
(9)  Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano.
(10)  Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.
(11)  E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
(12)  a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.

PAULO PASSOU 3 ANOS EM ÉFESO
FUNDOU A IGREJA NA ÁSIA MENOR
FICOU 2 ANOS NA ESCOLA DE TIRANO ENSINANDO

Vemos que durante três meses São Paulo insistiu em falar "ousadamente" às pessoas sobre o Reino de Deus, mas vendo que não estava tendo resultados satisfatórios, o Apóstolo muda sua estratégia, retirando-se com cerca de 12 discípulos, indo para um lugar privado na escola de Tirano.

Através do relato do médico Lucas, nessa perícope em Atos pode-se observar que a REBELDIA era algo comum nos tempos da Igreja Apostólica, nada diferente nos dias de hoje!

Quantas pessoas continuam rebeldes dentro da Igreja!
Não ouvem seus "líderes" e ainda querem ser abençoados.

OBEDECER AO PASTOR
Heb 13:17 NTLH
(17)  Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

TRÊS COISAS QUE OS REBELDES FAZEM:

1) ENDURECEM SEUS CORAÇÕES
Heb 3:12-13 NTLH
(12)  Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.
(13)  Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.
Heb 3:12-13 ARA
(12)  Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
(13)  pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

2) RECUSAM-SE A CRER NA VERDADE
Mat 13:15-16 NTLH
(15)  Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! —disse Deus. ”
(16)  Jesus continuou, dizendo: —Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem.
Mat 13:15-16 ARA
(15)  Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
(16)  Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.

3) FALAM MAL DA VERDADE
Ats 13:44-45 NTLH
(44)  No sábado seguinte quase todos os moradores da cidade foram ouvir a palavra do Senhor.
(45)  Quando os judeus viram aquela multidão, ficaram com muita inveja. Então começaram a dizer o contrário do que Paulo dizia e o insultaram.
Ats 13:44-45 ARA
(44)  No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

(45)  Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...