quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sermão: Você não controla nada!

Ontem, quarta-feira, 14/08/13, o Pr. Júlio trouxe um sermão muito reflexivo durante a reunião na Igreja Metodista Livre de Rio Preto (IMeL).

Motivado pelos acontecimentos recentes, inclusive o falecimento (através de um latrocínio, conforme mídia noticiou) de um jovem irmão da Igreja do Nazareno, o Pr. Júlio César ministrou uma palavra com idéias e sentimentos muito profundos.

Tema: Você não está no controle de nada!
Evangelho é total dependência  de Deus.

Liturgia:
Mateus 5:3- Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

 Quando falamos em ESCOLHAS, qual RUMO tomamos, qual ALTERNATIVA seguimos, muitas vezes acreditamos que "somos donos do nosso próprio nariz!"

Lamentável erro e engano de nossa vã crença em imaginar que PODEMOS FAZER ALGUMA COISA.

Se você acha que você (sozinho, por si só) é capaz de algo, cuidado. É melhor você refletir sua convicção.

Nós seres humanos temos o costume de fantasiar que "TEMOS O CONTROLE DA SITUAÇÃO".

Em muitos momentos de nossa caminhada nessa Terra, nos deparamos com situações onde podemos então perceber que "não temos o controle". Isso ocorre em diversas áreas, como saúde, trabalho, família e etc.

Vamos exemplificar:
A pessoa é forte, trabalhadora, passou a vida inteira acreditando que podia todas as coisas, mas de repente uma doença muda toda sua história!
Outro exemplo é no trabalho. A pessoa acha que é para sempre, que ninguém "mexe" ou altera seu rumo, quando repentinamente a empresa "fecha" ou ela é mandada embora.
Na família, outro exemplo, os pais criam seus filhos, mas as escolhas que os filhos fazem não agradam aos pais. E assim por diante.

Quando pensamos que temos domínio e autoridade sobre nossas vidas, não somos dependentes de Deus. Agimos e realizamos conforme NOSSA VONTADE.

Se o próprio Cristo entregou a si mesmo, fazendo a vontade do Pai e não a dele, subjulgando-se aos desejos de Deus que o enviou para esse mundo material (Mateus 26:39), quem seríamos nós para acharmos que temos capacidade em operar nossas próprias vidas, como bem entendemos?

Não se esqueça, somos obra das mãos de Deus. Ele já escreveu uma história para nós!

Jó  34:19 Quanto menos àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre; porque todos são obra de suas mãos

Por mais que você imagine ou acredite ter faculdade própria em escolher seus caminhos, saiba de uma coisa, quanto mais você depender de Deus melhor para sua vida!

Hoje você pode estar saudável, cheio de energia, dinheiro, prosperidade, felicidade, mas o futuro a Deus pertence. O dia de amanhã somente Deus tem o domínio!

Provérbios 16:9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

Quanto mais nós dependermos de Deus, mais abençoados seremos. Veja o que o salmista nos ensina:

Salmos 70:5 Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois tu és o meu amparo e o meu libertador. SENHOR, não te detenhas! 

Salmos 40:17 Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!

Entenda a palavra "pobre" não na acepção econômica e financeira, mas pobre de espírito, conforme Mateus 5:3, em outras palavras, quanto mais humildes e simples nos formos, Deus com certeza será nosso amparo, nosso libertador.

A nossa natureza desbravadora, carnal, física e material, em muitos momentos, nos impedem de entendermos o lado espiritual.

Voltando ao início do sermão - um jovem cristão é brutalmente assassinado por causa de dois adolescentes (de acordo com o divulgado pela imprensa).

Como podemos compreender isso? Imaginem a dor dos pais, da família, dos amigos, da Igreja, dos irmãos?

Mas precisamos entender que não temos controle das situações.

Não estou, neste sermão, justificando as injustiças, lamúrias, transgressões e quaisquer ações condenáveis praticadas por marginais, delinquentes! Não! Basta a tudo isso!

O que quero propor nesse breve estudo e intróito é justamente um tema tão profundo: ATÉ ONDE PODEMOS CONDUZIR O FUTURO? ATÉ ONDE NOSSA "FORÇA HUMANA" É CAPAZ DE DETERMINAR NOSSO AMANHÃ?

Hoje estou aqui, atrás dessa tela de computador lhe escrevendo. Daqui alguns segundos, dias, meses e anos, não sei onde estarei! Se Deus há de me levar hoje ou daqui 50 anos! Não sei!

Esse é, sem sombra de dúvidas, o tema central dessa mensagem - achamos que temos domínio sobre nossas vidas, sobre o amanhã, mas a bem da verdade, temos que ser totalmente dependentes de Deus!

Quantas esposas despedem de seus maridos e filhos de manhã, mas ao final do dia, não os encontram mais!
Quantos maridos beijam os lábios de suas esposas, com amor e carinho pela manhã, mas ao entardecer elas não estão mais lá!
Quantos jovens abraçam seus pais para irem à escola, ao shopping ou mesmo pra "balada", mas horas depois a dura notícia chega aos seus genitores. Como pode tudo isso?

ENQUANTO VOCÊ ACHAR
QUE CONTROLA ALGUMA COISA, 
DEUS NÃO VAI CUIDAR DE VOCÊ OU DE SUA FAMÍLIA.

É fundamental a dependência, vivermos totalmente entregues nas mãos de Deus. Não a um "deus fatalista", mas a um Deus amoroso e Pai maravilhoso!

Pense nisso, reflita.

Abraços a todos(as) meus(minhas) queridos(as) leitores(as).

2 comentários:

  1. Muito tocante este estudo! Deus abençoe essa obra!
    Paz, Tauana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Tauana,

      realmente ontem Deus falou muito comigo e com a Igreja.

      estamos tristes com muitos acontecimentos e nos perguntamos sobre tudo isso.

      esse tema é muito profundo, como eu disse, isso é apenas um intróito, uma forma inicial de discutirmos mais isso.

      Creio que não podemos também viver a mercê de um "deus fatalista", como eu disse, até porque daí seria fácil.... ex: "a tô assim porque Deus quer!", "aconteceu isso porque Deus quis!"

      não foi essa a minha intenção nesse sermão.

      Eu quis realmente dizer que QUANDO NÃO TEMOS EXPLICAÇÕES para certas situações em nossa vida/e ou de outros, é porque Deus deve ter o controle de tudo e não nós.

      abraços pra todos aí de Ribeirão.

      Pr. Júlio César

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...