segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sermão: Paradoxo do Livre Arbítrio

Ontem, domingo, 18/08/13, tivemos mais uma reunião muito abeçoada na IMeL - Igreja Metodista Livre de Rio Preto.

O Pr. Júlio César L. Ronqui trouxe uma mensagem em continuação ao sermão de quarta-feira.

Tema:
PARADOXO DO LIVRE ARBÍTRIO
Evangelho é atitude

Liturgia:
Gálatas 6:5-8 NTLH
(5)  Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.

 (6)  A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando.
(7)  Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
(8)  Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.


Gálatas 6:5-8 ARA
(5)  Porque cada um levará o seu próprio fardo.
(6)  Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
(7)  Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
(8)  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

QUARTA 14/08/13 FALAMOS:
VOCÊ NÃO TEM O CONTROLE SOBRE NADA!

Antes de iniciarmos a explanação da mensagem é preciso entendermos a hermenêutica.

A palavra paradoxo e seu significado.

PARADOXO
proposição ou opinião contrária à comum

prefixo – “para” = contra, diferente, oposto
radical “doxo” = crença, fé, razão

paradoxo = contrário à razão

LIVRE ARBÍTRIO
possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade

A mensagem da perícope acima, em Gálatas, é comumente utilizada por muitos pastores ao recolherem dízimos e ofertas nas Igrejas. Mas a bem da verdade, podemos entendê-la numa forma mais profunda.

Paulo está nos explicando que cada um de nós temos o dever e obrigação em carregar sua própria cruz (carga). Em outras palavras, muito embora Deus esteja no controle na vida daqueles que entregam tudo aos pés da cruz, cada pessoa será cobrada por suas escolhas, atitudes, por aquilo que optam.

DEUS NOS DEIXA ESCOLHAS.
RESPONDEMOS POR ESSAS ESCOLHAS.
NOSSO FUTURO DEPENDE DESSAS ESCOLHAS.

Gênesis 2:16-17 NTLH
(16)  E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: —Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim,
(17)  menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

Nessa passagem, vemos a escolha que Deus deixou para que Adão e Eva fizessem. Em que pese a advertência de Deus, o casal desrespeitou o aviso divino.

Vamos refletir e raciocinar. Deus é tão poderoso e onipotente que Ele não poderia ter colocado essa árvore num local inacessível para o casal? Ele não poderia ter colocado guardas ou muros em volta da árvore?

Com certeza sim! Mas Deus queria justamente a obediência humana. Deus de fato deu escolha para Adão e Eva, eles podiam ou não comer do fruto. Daí nasce a Lei do Livre Arbítrio e de que cada um pode escolher o caminho pelo qual deva traçar. 

Mateus 19:16-17 ARA
(16)  E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?
(17)  Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Nessa perícope, podemos ver o diálogo entre Jesus e o jovem rapaz rico. Muito embora ele obedecesse aos Mandamentos (Êxodo 20), lhe faltava ainda algo importante: colocar no centro Cristo, visto que para aquele jovem o dinheiro e suas posses era mais importante.

Mais uma vez vemos a escolha, Deus nos dá sempre escolhas, opções.

DEUS TEM O CONTROLE QUANDO NOS ENTREGAMOS
1Pedro 5:6-7 NTLH
(6)  Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.
(7)  Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
1Pedro 5:6-7 ARA
(6)  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
(7)  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Uma coisa muito importante é entender que Deus somente irá cuidar de nós, quando estivermos completamente, inteiramente debaixo de suas poderosas mãos.

HOJE NÓS PODEMOS ESCOLHER QUAL CAMINHO SEGUIR
Josué 24:15 ARA
(15)  Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Josué em sua odisséia clássica, nesse trecho mostra o ápice de seu discurso retórico, buscando convencer os judaítas a escolherem estar ao lado de Deus.
A idolatria, o pecado tinham tomado conta do "povo de Deus", mas Josué conclama o povo para que se arrependam e sirvam ao Deus verdadeiro.

Hoje o que temos visto.

A SOCIEDADE ATUAL TEM TOMADO SUAS ESCOLHAS

O mundo (a comunidade), infelizmente, tem tomado escolhas cada vez mais errôneas e equivocadas.
Hoje vemos a sociedade buscando secularizar tudo.

Se esquecem que as Universidades foram fundadas para formarem missionários, pastores e líderes (ex: Harvard nos EUA, Oxford na Inglaterra....).
Se esquecem que os Hospitais foram fundados por padres (jesuítas e franciscanos, ou mesmo pelas beguinas na Europa) e por médicos protestantes que buscavam dar assistência aos pobres e enfermos.
Se esquecem que as Escolas de base em sua maioria foram fundadas por padres e missionários protestantes para o ensino e educação.

As pessoas, lamentavelmente, querem secularizar as coisas, se afastando cada vez mais de Deus.

Não falam mais de Deus nas Escolas;
Não falam mais de Deus nas casas e famílias;
Não falam mais de Deus (nem mesmo em muitas Igrejas!!!)

Qual resultado de tudo isso - o mundo se deteriorando rapidamente.


DEUS SABE DE TODAS AS COISAS
1Coríntios 1:27  pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;

O PARADOXO DO LIVRE ARBÍTRIO

Mas o mais engraçado de tudo é que Deus escolhe mesmo as coisas loucas deste mundo.
Senão vejamos, acima a tese defendida de que temos o Livre Arbítrio, mas observe a seguinte perícope:

João 15:16 ARA Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda

Certamente, a escolha, embora esteja em nossas mãos, na verdade, Deus já havia nos escolhido para sermos Dele. Aleluia.

Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

O paradoxo está justamente aí. Em que pese tenhamos o poder da escolha, Deus já havia nos escolhido antes, para sermos seus filhos, seu povo!

DEPENDA DE DEUS
SEJA OBEDIENTE A DEUS
BUSQUE A VONTADE DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...