segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sermão: Mude a sua história!

Domingo, 30/06/13, tivemos um sermão muito edificante e inspirador na IMeL (Igreja Metodista Livre).

O Pr. Júlio César falou a respeito de uma linda história de superação.

Tema: Mude a sua história

Liturgia:
Provérbios 24:5 NTLH
(5)  Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.
Provérbios 24:5 ARA
(5)  Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto.

Ouça o sermão em MP3 pelo nosso PodCast:

História:

William Kamkwamba: O jovem que dominou o vento.



William nasceu em uma família de camponeses na vila de Kasungu, no Malaui. Apesar de sempre ter vivido na pobreza, a situação se complicou em 2001, quando uma seca assolou a região e causou grandes transtornos para toda a comunidade. Muitos morreram de fome e William e sua família passaram a se alimentar apenas uma vez por dia.



Mesmo com as dificuldades, o jovem, de então 14 anos, continuou a frequentar a escola. "Eu estava determinado a fazer qualquer coisa para poder aprender. Então, eu fui para a biblioteca e li livros de ciências, em particular de física", conta. Mesmo a falta de conhecimento no inglês não impediu o garoto de interpretar figurar e diagramas para aprender as palavras que estavam nos livros.



Até que um deles, que explicava como um moinho de vento poderia bombear água e gerar eletricidade, mudou o destino de William. "Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome, pela qual nós estávamos passando naquela época." Então ele decidiu construir um moinho sozinho.



Com a teoria na cabeça, o jovem inventor partiu para a prática e na ausência das matérias-primas essenciais, recorreu a um ferro-velho e juntou tudo o que lhe parecia útil. Quadro de bicicleta, roldana, tubo plástico, ventilador de trator, amortecedor e outras peças enferrujadas bastaram para construir um moinho capaz de gerar 12 watts de eletricidade - suficiente para ligar quatro lâmpadas e dois rádios em sua casa. Depois, William partiu em outra missão: construir um moinho capaz de gerar no mínimo 20 watts, o suficiente para bombear água e irrigar toda a vila.



O sucesso de sua iniciativa gerou comentários e em pouco tempo o moinho virou notícia e circulou pela Internet. Até que o jovem foi convidado a palestrar no evento Technology, Entertainment, Design - TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) sobre sua invenção e, apesar do nervosismo, contar o seu feito e inspirar o público.



Foi assim que o camponês pobre, em um país pobre, conseguiu mudar sua história e inspirar milhares de pessoas em todo o mundo. No final da palestra, ele ainda manda um recado:



Eu gostaria de dizer uma coisa para todas as pessoas por aí afora, como eu, para os africanos e para os pobres que estão lutando pelos seus sonhos: confie em você e acredite. Não importa o que aconteça, não desista.”

Veja o vídeo da história de Willian:


Exemplo de William Kamkwamba!

Aprendemos algumas lições através da história do jovem William: 

1) LHE SOBREVEIO UMA GRANDE FOME
Situações adversas devem acontecer para que realmente possamos tomar grandes atitudes.

2)TEVE DETERMINAÇÃO E CORAGEM
William não deixou de ir à escola, ele perseverou, mesmo em meio à fome.

3) SE EMPENHOU E SE ESFORÇOU
Não sabia direito o inglês, mas mesmo assim, leu o livro, buscando através das ilustrações montar seu moinho de vento.

4)APROVEITOU A OPORTUNIDADE
Tirou o melhor do ferro velho. Quantas vezes não damos valor naquilo que temos.
Qual é o seu "ferro velho"?
Pode ser sua família, que muitas vezes você não dá valor.
Pode ser sua Igreja, que tão pequenina, você não dá o devido valor.
Pode ser seu emprego, que em virtude do baixo salário, não possui o valor e respeito que você gostaria.

5)FEZ A DIFERENÇA NA COMUNIDADE TODA
O sucesso do moinho trouxe comida para o povo!
Willian conseguiu o inimaginável.
Um jovem de 14 anos, filho de lavradores, num vilarejo pobre na África, conseguiu mudar sua história e a de toda comunidade.
Willian foi convidado para realizar uma palestra no TED (Desing, Entretenimento e Tecnologia), local onde grandes nomes já foram os preletores, como: Bill Gates, Steve Jobs e tantos outros!

Você é capaz, não se esqueça disso.
Com Jesus você é sempre capaz!

2 comentários:

  1. O CRER NO SENHOR e a fé DA SUA FUTURA FELICIDADE ATÉ DO QUE NÃO SE ESPERA O QUE VEM DO SENHOR JESUS ELE FOI MAIS SÁBIO DO QUE MUITOS FORTES GUERREIROS DE GUERRA NA SUA VIDA TEMOS QUE CONFIAR EM DEUS E MUITA CORAGEM PARA VENCER A VIDA AMÉM .

    ResponderExcluir
  2. Seminarista André Curtolo,

    Obrigado por participar mais uma vez no nosso Blog.
    Seus comentários são sempre bem vindos.

    Esse sermão foi muito importante para mim, falei sobre esse jovem Africano, chamado William, que mudou a história da aldeia dele!!!

    Deus é maravilhoso e com a sabedoria que Ele nos dá, nós fazemos coisas grandiosas e muito produtivas para nós e para o próximo.

    abraços
    Prof. Júlio Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...