quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sermão: Descomplique a sua vida

Domingo, 07/07/13 o Pr. Júlio César trouxe um tema extemamente importante para nossas vidas.
Tema: Descomplique sua vida!
Evangelho é simplicidade.

Liturgia:
Isaías 55:8-13 NTLH
(8)  O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.

(9)  Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.
(10)  A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas.
(11)  Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando.
(12)  “Vocês sairão alegres da Babilônia, serão guiados em paz para a sua terra. As montanhas e os morros cantarão de alegria; todas as árvores baterão palmas.
(13)  Onde agora só há espinheiros crescerão ciprestes, murtas aparecerão onde agora só cresce o mato. Isso será para vocês uma testemunha daquilo que eu fiz, será um sinal eterno, que nunca desaparecerá. ”
Isaías 55:8-13 ARA
(8)  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
(9)  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
(10)  Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
(11)  assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
(12)  Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
(13)  Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.

Estória ilustrativa:
Havia uma grande empresa de produtos de higiene. Quando os executivos estavam em uma reunião muito complexa, na qual estavam decidindo os rumos para a nova campanha de um creme dental, no sentido de ampliarem as vendas.
Homens e mulheres com formação acadêmica, muitos com MBA (master business administration), cada qual com sua qualificação e bagagem profissional.
O primeiro a usar a fala, traz um enfoque na campanha do produto com a linha de um super-herói dos desenhos animados, o que custaria para a empresa milhões de dólares de investimento.
O segundo, traz uma idéia inovadora, colocando uma figura de animal (cachorrinho) no creme dental, as crianças iriam escovar mais seus dentes.

O chefe da reunião fica entusiasmado com as idéias, quando a servente de cozinha está colocando o cafezinho na mesa de conferência e ouvindo a conversa dos grandes homens de negócios sussurra ao patrão: "oiá doutô, pro sinhô fazê com que se use mais pasta de dente, é só aumentá o buraquinho que sai a pasta".

Imaginem só, a idéia de uma senhora de idade, quase sem instrução alguma, foi a melhor idéia da reunião!


1)TEMOS MANIA DE COMPLICAR TUDO
Mateus 12:2 ARA
(2)  Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
Nessa passagem observamos que os discípulos, famintos, colhiam o milho ao sábado (o que era proibido pela Lei farisaica e mosaica). Mas Jesus descomplicou tudo, numa maneira simples e humilde colocando a necessidade em primeiro lugar.

2) TEMOS COSTUME DE SER NEGATIVOS
Mateus 14:15 ARA
(15)  Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Nessa perícope vemos os discípulos preocupados com a grande multidão, desejando que Cristo os mandassem para suas casas. Jesus operou um grande milagre, ainda que aos olhos humanos era impossível.

3) GERALMENTE FOCAMOS  DE MANEIRA ERRADA
Mateus 4:4 ARA
(4)  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Finalmente quando vemos as tentações pelas quais Jesus passou podemos observar que o nosso foco não pode estar em algo errado. Jesus estava há 40 dias de jejum, com certeza estava com fome, mas não cedeu à tentação. Não estava focando errado, mas sim em obedecer a vontade do Pai.

SIGA O EXEMPLO DE JESUS:
a) veio justamente para os simples de coração
b) a humildade era a base de seu ensinamento
c) a simplicidade acompanhavam seus passos
d) não havia motivos para exageros

Salmos 116:6-7 NTLH
(6)  O SENHOR protege os que não podem se defender. Quando eu estava em perigo, ele me salvou.
(7)  Meu ser inteiro, continue confiando em Deus, o SENHOR, pois ele tem sido bom para mim!
Salmos 116:6-7 ARA
(6)  O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.
(7)  Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Frase de John Wesley:
“Enquanto não nos libertarmos da confiança em qualquer coisa que façamos, não poderemos perfeitamente confiar no que Cristo fez e sofreu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...