sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sermão: Cristão pode ficar abatido?

Quarta-feira, 24/07/13, tivemos uma noite muito abençoada na IMeL - Igreja Metodista Livre de Rio Preto.

O Pr. Júlio César Loureiro Ronqui trouxe um sermão muito inspirador.



Tema: Cristão pode se abater?
Evangelho é plenitude

Liturgia:
Salmos 42:1-11 NTLH
(1)  Poesia do grupo de Corá. Ao regente do coro. Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus!

(2)  Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença?
(3)  Choro dia e noite, e as lágrimas são o meu alimento. Os meus inimigos estão sempre me perguntando: “Onde está o seu Deus? ”
(4)  Quando penso no passado, sinto dor no coração. Eu lembro quando ia com a multidão à casa de Deus. Eu guiava o povo, e todos íamos caminhando juntos, felizes, cantando e louvando a Deus.
(5)  Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.
(6)  ( 6 - 7 ) O meu coração está profundamente abatido, e por isso eu penso em Deus. Assim como o mar agitado ruge, e assim como as águas das cachoeiras descem dos montes Hermom e Mizar e correm com violência até o rio Jordão, assim são as ondas de tristeza que o SENHOR Deus mandou sobre mim.
(8)  Que ele me mostre durante o dia o seu amor, e assim de noite eu cantarei uma canção, uma oração ao Deus que me dá vida.
(9)  Pergunto a Deus, a minha rocha: “Por que esqueceste de mim? Por que tenho de viver sofrendo por causa da maldade dos meus inimigos? ”
(10)  Até os meus ossos doem quando os meus inimigos me ofendem, perguntando todos os dias: “Onde está o seu Deus?”
(11)  Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Salmos 42:1-11 ARA
(1)  Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
(2)  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
(3)  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?
(4)  Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
(5)  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
(6)  Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.
(7)  Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
(8)  Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.
(9)  Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?
(10)  Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?
(11)  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

MOMENTOS E SITUAÇÕES DIFÍCEIS:
“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite” (v. 3)


Nessa perícope podemos observar que o salmista está totalmente desolado, abatido, profundamente angustiado, onde apenas o choro era seu único recurso. Em todo o momento o salmista chorava por causa de um grande e profundo impacto em sua alma.

Quantas vezes nos sentimos assim, mesmo estando no Evangelho, batizado, seguidor de Cristo, passamos por situações adversas e muitas delas difíceis para caminharmos só!

a) Inimigo zomba de nós:
“O teu Deus, onde está?” (v. 3)

É justamente nos momentos mais agonizantes em nossa vida que os incrédulos nos julgam! Os "inimigos" nos perseguem. Pessoas sem amor no coração apontam os dedos para nós, indagando-nos: "Você não tem um Deus poderoso?"

b) Lembramos dos momentos de vitórias:
“guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.” (v. 4)

Outro fator preponderante é a recordação dos maravilhosos momentos em que passamos na Casa de Deus. Vigílias, Encontros, Cultos, Jejuns, onde havia alegria e gozo em nossos lábios, mas que no momento da tristeza e dor, se tornam uma vaga lembrança e recordação em nossas memórias. 

QUESTIONAMOS A NÓS MESMOS:
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (v. 5)

A sua alma se turba? Está cansada, sem esperança? Momentos ocorrem na vida do cristão em que é provada e testada nossa fidelidade e lealdade para com Deus. O seu coração pode se abalar, seus pensamentos podem até trazer uma profunda tristeza - mas sua FÉ deve ser inabalável!

§ Cuidado com a Depressão – Tristeza!
Um abismo chama outro abismo” (v. 7)

Hoje em dia muito tem se discutido sobre a agonia e depressão profunda. Os psicólogos identificam a depressão como uma doença psicossomática, com uma raíz extensa no campo cerebral, sendo aos olhos da ciência médica, necessário inclusive, seu tratamento por intermédio de medicamentos psicotrópicos e acompanhamento médico e ou psiquiátrico.

A Bíblia Sagrada é um livro tão antigo, mas tão atual! Ela é o compêndio para a vida humana! 
Quando o salmista diz que: "um abismo chama outro", está dizendo, se você não buscar ajuda, auxílio, uma simples dor, perda, desânimo, angústia podem se transformar em algo muito pior!

Se entregue nos braços de Jesus! Aleluia. Deixe com que o Senhor lhe ajude.

§ Até nosso corpo fica moído e abatido:
todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.” (v. 7)  Esmigalham-se-me os ossos” (v.10)


Particularmente, achei esse versículo lindo! Que maneira tão forte e estrondosa que o salmista achou para descrever como sua "alma estava 'moída', seu corpo estava dolorido". 

Assim, ele descreve que como as águas batem com força, seja nas ondas ou nas quedas d´água, os seus ossos são "esmigalhados".

Em muitas situações ficamos assim. Tão tristes, tão impactados com a dor, que até o nosso corpo geme. Não só a alma sente a tristeza, mas se reflete a todo corpo.


TEM HORAS QUE PARECE QUE DEUS ESTÁ LONGE:
“Por que esqueceste de mim?” (v. 9 NTLH)

Após sairmos do campo, onde questionamos a nós mesmos, passamos para a segunda fase, onde questionamos a Deus.


É nesse momento onde devemos nos alertar!
Deus não pode ser, de forma alguma, responsabilizado ou penalizado pela nossa dor!

Deus não deve explicações a ninguém, porque Ele é Deus!

Deus não deve, em hipótese qualquer, ser o culpado.

Pelo contrário, você precisa encontrar em Deus forças, alento, conforto e saber que Ele está sempre perto de você.

Não deixe a esperança morrer:
“Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (v. 5)

Finalmente, o maior impacto na estima humana é a desolação total. 
Você nunca deve perder a fé, a esperança e o amor em Deus!

Veja o magnífico exemplo que o salmista nos dá! Mesmo com a alma abatida, mesmo com o corpo todo dolorido, mesmo com as lágrimas em seus olhos - ELE CONTINUA CONFIANDO EM DEUS!

O MELHOR LUGAR PARA ESTAR:
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.” Salmos 43:3 

Não há melhor lugar para nos 'refugiarmos' do que nos braços do Pai.

Infelizmente, é justamente o contrário que fazemos. Ao sinal das enormes ondas, a maioria de nós cristãos nos afastamos da Igreja, de Deus.

Quando estamos mais vulneráveis, acabamos deixando de ir aos cultos. Deixamos de orar e ou jejuar.
Por que fazemos isso?

Será que é mais fácil a reclusão, o escuro do quarto, sentir-se sozinho?

Não querido(a) leitor, você necessita do amor de Deus! Deixe correndo seu quarto sombrio e siga em direção à luz de Cristo! 

AOS COM ESPÍRITO ABATIDO:
Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.”
Isaías 57:15

Nunca se esqueça, Deus não habita simplesmente no altíssimo, no Santo Monte, mas também nos corações daqueles que estão aflitos, abatidos, contritos!

Regozige-se, jubile ao Senhor! Porque a sua salvação chegou! Aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...