quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Livro: God Is - Dia 4 - Deus Santo, Santo, Santo

Ontem, quarta, 09/01/13, tivemos mais uma etapa do Estudo Bíblico de Quarta.

Livro: Schlaepfer, Rene. God Is. A 50-day exploration of God´s attributes. Twin Lakes Church, Inc. (2011).

Dia 4
Tema: O Deus totalmente Santo, Santo, Santo  (pg 25)
Deus quer limpar nossos pecados.

Liturgia:
Isaías 6:1-8 NTLH
(1)  No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro,
(2)  e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam.
(3)  Eles diziam em voz alta uns para os outros: “Santo, santo, santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! ”
(4)  O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça.
(5)  Então eu disse: —Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso!
(6)  Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar.
(7)  Ele tocou a minha boca com a brasa e disse: —Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados.
(8)  Em seguida, ouvi o Senhor dizer: —Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: —Aqui estou eu. Envia-me a mim!
Isaías 6:1-8 ARA
(1)  No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
(2)  Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
(3)  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
(4)  As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
(5)  Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
(6)  Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
(7)  com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
(8)  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

Ilustração:
Um jovem imigrante suíço aos 16 anos passa a trabalhar numa rádio, quando descobre que o Presidente da República vai até a rádio para conhecê-la.
O fato é que justamente naquele dia, o jovem esquecera-se de “passar o desodorante”!
Ao final da visita, o Presidente disse ao jovem: quer jantar conosco?
O cheiro que o jovem exalava era terrível, mas mesmo assim, aceitou o convite.
O garoto usou uma estratégia, ao tentar não levantar os braços, deixando-os imóveis.
Inacreditavelmente, o Presidente, gesticula ao jovem rapaz, para que se sentasse ao seu lado.
Imagine, o jovem com aquele terrível mau cheiro!
Com o passar dos minutos, o Presidente foi conversando com o jovem, que respondia “Sim, Sr. Presidente”, até que o próprio Presidente lhe pediu que o chamasse apenas de “Kurt”.
Eventualmente, o nervosismo foi se acabando, mas o jovem ainda continuava cheirando muito mau.
Ao terminar, o jovem tinha uma longa história para contar aos seus amigos, que conhecera e jantara com o Presidente da Suíça!

QUANDO NOS ENCONTRAMOS COM O TODO PODEROSO.
O Profeta Isaías revela bem a história do jovem rapaz.
Quando estamos próximos de Deus, o MAU CHEIRO do nosso pecado sempre aparece!

DEUS SANTO. TODO PODEROSO.
Isaías revela a santidade do nosso Deus. O serafim declara (três vezes) “santo, santo, santo”.
Santo” em hebraico significa: qadosh [kadoshi] = totalmente separado, totalmente diferente.

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.
Embora sejamos imagem e semelhança, DEUS É TOTALMENTE DIFERENTE DE NÓS.
Porque Deus é Santo. Porque Deus é diferente.

DEUS QUER QUE SEJAMOS PUROS.
Isaías era um homem de “lábios impuros”.
Assim, nós também precisamos ser purificados.

NÃO SOMOS DIGNOS DA PRESENÇA DE DEUS.
Igual a Isaías, não somos dignos de permanecermos diante Dele.
Deus nunca disse: “Isaías você é o cara!”  Isaías, você é demais!”
Pelo contrário, Isaías e nós, precisamos de: GRAÇA, PERDÃO e NOVA VIDA.

SOMOS EMBAIXADORES DO SENHOR NA TERRA.
Eu e você precisamos nos santificar.
Pois somos embaixadores de Deus na Terra.
Nosso diálogo não é mais sobre nós mesmos, MAS FALEMOS SOBRE DEUS!

Salmos 34:1 NTLH
(1)  ... Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro.
Salmos 34:1 ARA
(1)  Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

CONCLUSÃO:
- DEUS É TOTALMENTE SANTO
- DEUS É O ÚNICO QUE É PURO, SÓ ELE PODE NOS PURIFICAR
- DEUS É O ÚNICO DIFERENTE, QUE PODE NOS TRANSFORMAR EM NOVA CRIATURA
- AO ENCONTRARMO-NOS COM ELE, NOS TORNAMOS SANTOS COMO ELE É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...