sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Livro: God Is - Dia 3 - Deus incomparável

Quarta-feira, dia 02/01/2013 foi o primeiro culto realizado na IMeL de Rio Preto neste ano de 2013.

O Pr. Marcos Atanásio trouxe o Sermão da noite, num estudo maravilhoso, continuando o Livro "God Is"

Livro: Schlaepfer, Rene. God Is. A 50-day exploration of God´s attributes. Twin Lakes Church, Inc. (2011).

Dia 3
Tema: Deus Incomparável (pg 17)
A quem compararemos ao Senhor?

Liturgia:
Isa 40:10-31 NTLH
 (12)  Quem mediu a água do mar com as conchas das mãos ou mediu o céu com os dedos? Quem, usando uma vasilha, calculou quanta terra existe no mundo inteiro ou pesou as montanhas e os morros numa balança?
(15)  Para o SENHOR, todas as nações do mundo são como uma gota de água num balde, como um grão de poeira na balança; ele carrega as ilhas distantes como se fossem um grão de areia.
(18)  Com quem Deus pode ser comparado? Com o que ele se parece?
(22)  O Criador de todas as coisas é aquele que se senta no seu trono no céu; ele está tão longe da terra, que os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas. Foi ele quem estendeu os céus como um véu, quem os armou como uma barraca para neles morar. (23)  É ele quem rebaixa reis poderosos e tira altas autoridades do poder. (24)  Eles são como plantas que brotaram há pouco e quase não têm raízes. Quando Deus sopra neles, eles murcham, e a ventania os leva para longe, como se fossem palha. (25)  Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a ele?
(28)  Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. (29)  Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. (30)  Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; (31)  mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.

Isa 40 ARA
 (12)  Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?
(15)  Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta.
(18)  Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?
(22)  Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; (23)  é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. (24)  Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. (25)  A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? —diz o Santo.
(28)  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. (29)  Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. (30)  Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, (31)  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Ilustração:
William Golding, em seu famoso ensaio narrou seu contato com o grande prof. Albert Einstein.

Quando William era jovem, tinha apenas 18 anos, estava estudando em Oxford.
Estava ele na ponte, quando um senhor de chapéu e bigode parou ao seu lado.
William percebeu que era o grande e ilustre Prof. Einstein, o qual ainda não falava fluentemente o inglês.
William também não falava alemão, ficando ambos parados por 5 minutos no local, até que o Prof. Einstein disse: “Fisch” (que significa peixe em alemão), apontando para uma truta que nadava nas águas.
Naquele momento, o jovem William, responde, “Fisch” e o Prof. Einstein vai embora.”

WILLIAM FICOU IMPACTADO COM A PRESENÇA DO PROF. EINSTEIN.

NÓS FICAMOS ASSIM DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS.
MUITAS VEZES SEQUER CONSEGUIMOS FALAR
PORQUE AINDA NÃO O CONHECEMOS!

A Bíblia explica que NÃO PODEMOS ENTENDER DEUS (por nós mesmos)

EXCETO, se o próprio DEUS se REVELAR A NÓS!

O nosso Deus – SE AUTO REVELA  para nós

Amós 4:13 NTLH
(13)  Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso.
Amós 4:13 ARA
(13)  Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; SENHOR, Deus dos Exércitos, é o seu nome.

O objetivo de Deus se revelar a nós, não é apenas para que conheçamos seu PODER, nem mesmo para impressionar com nosso conhecimento outras pessoas, mas para que CONHEÇAMOS O SEU AMOR!

Deus não quer apenas nosso respeito, veneração, adoração, mas nosso AMOR a Ele.

Deus se revelou quando da encarnação de JESUS.
Em Cristo podemos ver claramente quem é Deus.

Não podemos colocar “Deus” numa categoria. Apenas podemos experimentá-lo e conhecê-lo.
Não podemos estudar Deus de forma sistemática e categorizada!

TEMOS QUE EXPERIMENTAR, PROVAR, VER DEUS EM NOSSAS VIDAS!

Efésios 1:18-19 NTLH
(18)  Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo (19)  e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa
Efésios 1:18-19 ARA
(18)  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos (19)  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

CONCLUSÃO:
- NADA PODE SE COMPARAR A DEUS
- DEUS NÃO PODE SER MESURADO, CATEGORIZADO, ANALISADO CIENTIFICAMENTE
- DEUS SE AUTO REVELA ÀQUELES QUE CRÊEM
- PARA CONHECER DEUS É PRECISO EXPERIMENTÁ-LO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...