quarta-feira, 23 de março de 2011

Clergyman ou gola clerical protestante.

Vejo em Rio Preto em meus encontros com pastores e lideranças que muitos ficam espantados ao me verem com o "clergyman" (gola clerical anglicana).
Então eu estou postando esse material pra elucidar as dúvidas do pessoal.
Saber nunca é demais.

abraços. Pr. Julio

Colarinho Romano e Clergyman: diferenças?
A camisa (geralmente preta) com um pequeno detalhe branco no colarinho chama-se clergyman.
A Igreja Católica hoje permite, desde o Concílio Vaticano II, em algumas condições, que esta veste seja utilizada por seu clero, mas a origem dessa veste é na verdade protestante.
O clergyman é uma invenção bastante moderna (é provável que tenha sido inventado em 1827). Aparentemente, foi inventado pelo Rev. Dr. Donald McLeod, pastor anglicano presbiteriano.
Foi desenvolvido para ser usado no trabalho cotidiano do ministro (mais prático que a batina). Ou seja, o clergyman é na verdade uma adaptação protestante da veste católica romana.

Não só os anglicanos, mas a maioria das denominações protestantes históricas costuma ter seus ministros utilizando essa veste. Metodistas, presbiterianos, luteranos e até pentecostais.

Inclusive, hoje vemos até cléricos das igrejas orientais usando o clergyman, igrejas estas que costumam ser bem mais “rígidas” na conservação de suas tradições.

Segundo artigo do apostolado Veritas Splendor:

A camisa de clergyman com colarinho em forma de tira removível (e também o rabbat, que é uma falsa camisa de frente única ou colete com colarinho, para ser usada em conjunto com um blazer e assim imitar uma camisa ou batina) foi inventada pelos protestantes "evangélicos" anglicanos nos idos de 1960, para se diferenciar dos sacerdotes católicos e também dos sacerdotes anglicanos (rejeitando assim por completo a doutrina do sacerdócio). Logo logo esta camisa foi assumida por vários outros ramos "evangélicos" mais "tradicionais" dos Estados Unidos, desde os Episcopalianos até os Metodistas. Algumas seitas evangélicas neopentecostais também encorajam seus pastores a utilizar a camisa de clergyman, mas a maioria mesmo rejeita por completo qualquer coisa que tenha colarinho e que o faça parecer um Católico Romano."

Atentar aos detalhes é a base para que o chamado “design sacro” possa de fato existir, como “área do design voltado ao culto religioso específico”, fazendo com que o trabalho de fato seja sinal de caracterização profunda de cada instituição, doutrina ou pensamento.
Pra não errar, abaixo algumas imagens mostrando a diferença entre os colarinhos:

Significado
O colarinho clerical simboliza que quem o usa é um servo, pois este colarinho estava ao redor do pescoço dos escravos no mundo antigo. As pessoas que o usam servem como Ministros de sua Palavra. Toda a igreja tem compromisso com o testemunho de Cristo no mundo, no entanto, o pastor compromete-se de modo específico com o Ministério da Palavra. Assim, o colarinho clerical simboliza esse compromisso pastoral com o anúncio do Evangelho. O colarinho branco sobre fundo preto envolvendo a garganta é simbólico da Palavra de Deus proclamada.

Relevância
O uso de símbolos é um sinal e um testemunho vivo de Deus no mundo secularizado. Pois uma das características do movimento de secularização o desprezo por sinais e símbolos religiosos. Para as pessoas o fato de ver um ministro com o colarinho clerical já é um testemunho de fé. Assim como vendo um militar lembramos-nos da Lei, e vendo um enfermeiro (a) com seu uniforme branco lembramos o hospital. Igualmente é válido para os pastores que freqüentam lugares públicos usar o colarinho clerical.

Conclusão
O Revmº. Robinson Cavalcanti, Bispo anglicano, testemunha: “Sempre viajo, e me dirijo a eventos públicos, vestido de colarinho clerical (clergyman), sem vergonha de ser cristão e de ser ministro do Evangelho. Se pouquíssimas vezes fui por isso hostilizado na Universidade, perdi a conta das centenas de oportunidades para testemunhar de Cristo, a partir desse aspecto visual”. Em nosso mundo dessacralizado, os símbolos não podem ser esquecidos. Não podemos nos conformar com o século. O colarinho clerical é um símbolo importante. Sacraliza visivelmente o mundo sinalizando a dedicação ao ministério.

fontes:
Web site ecclesiadesign visualizado em 23/03/11
Web site Missão Reformada - visualizado em 23/03/11

7 comentários:

  1. ser cermoniario é bom porque você fica mais proximo da vida religiosa

    ResponderExcluir
  2. Entretanto desculpem mas quando vemos um homem com colarinho romano ou clergyman pensamos que é um padre pois associamos a gola branca aos padres por conta de que eles já usavam muito antes de vcs protestantes, acho que não deveriam usar pois pensamos que são padres e acho que nem vcs querem ser associados a palavra padre né !?

    ResponderExcluir
  3. Querido "anônimo",

    obrigado por participar do PlugVida Estudos.

    ficamos honrados com sua colaboração e comentário.

    Os comentários são muitas vezes subjetivos e pessoais, assim sendo, creio que muitos sacerdotes protestantes não usam o "clergyman" pelos fatos que vc mesmo expôs,

    porém, eu particularmente, e muitos outros colegas de profissão sacerdotal e teológica, não nos importamos nem um pouco com isso,

    pelo contrário, é um bom motivo para conhecermos irmãos católicos, interessados em nossa vestimenta, onde explicamos a origem do "clergyman" anglicano.

    muito embora, particularmente, para vc querido, seria algo negativo, eu pessoalmente, sinto uma honra ao vestir o "clergyman", pois faz me lembrar de meu voto clerical, do sacrifício vicário de Cristo e da Eucaristia.

    um forte abraço,
    a paz de Deus pra ti, querido.

    att

    Pr.Julio César Loureiro Ronqui

    fundador da Caape (http://www.caapeweb.com.br)
    Teólogo pela FTML
    Bacharel em Direito pela UNORP
    Funcionário Público Estadual desde 2002
    Sacerdote Protestante
    membro do COPERP (Conselho dos Pastores)
    e Professor no Seminário do CACP

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Júlio.
    Meu nome é Lucas e sou pastor presbiteriano.
    Achei muito interessante o seu texto.
    Gostaria de saber o seguinte:
    1- Onde posso encontrar camisa clerical de boa qualidade e preço justo?

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz,
    Presb. Lucas,

    que honra encontrá-lo aqui, nem nosso blog.

    querido, infelizmente, aqui em minha cidade,
    São José do Rio Preto/SP (acho que em todo Brasil seja assim também)
    é difícil (impossível) de encontrar essa vestimenta em lojas evangélicas,
    mesmo de artigos religiosos evangélicos.

    encontrei tão somente em algumas poucas livrarias católicas.

    como o valor é caro e o tecido (que encontrei) não é de meu gosto (seda),
    eu mesmo comprei uma de modelo (paguei R$ 110,00),
    e passo para uma irmã que faz a costura para mim.
    (ela cobra R$ 35,00 + 30,00 do tecido)

    se precisar de um modelo, posso lhe mandar fotos (por exemplo)

    basicamente é uma camisa normal,
    exceto os botões que são tampados
    e o colarinho que é costurado em baixo.

    o clergyman (de vinil - plástico branco) também compro nas livrarias católicas,
    já pedi aos irmãos para comprarem nas livrarias evangélicas,
    mas amém, como a procura é pequena, acho que não tiveram interesse.

    o mais incrível, é como os próprios evangélicos (na maioria brasileira) não conhecem esse ornamento cristão, então, onde vou, tenho que explicar a origem e tudo mais,
    porém fico muito honrado em vestí-la,

    abraços querido,
    paz

    Pr. Júlio César L. Ronqui
    se precisar, nos adiciona aí caapeweb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Só uma observação: O Rev. MacLeod era presbiteriano, não anglicano.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Chagas,
    obrigado querido, por sua contribuição.

    realmente, fui pesquisar e nesse texto explica melhor
    http://en.wikipedia.org/wiki/Clerical_collar

    abraços,
    no amor do nosso Senhor,

    Pr. Júlio César L. Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...