quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ler a Bíblia

Esse texto foi enviado pelo irmão Marcos.

Ler a Bíblia.

Quando fui convidado a falar sobre ler a Bíblia eu logo pensei: Como descrever o indescritível? Não queria apenas falar que é o livro mais vendido, o mais traduzido e o mais publicado na história da humanidade e outras coisas que todo mundo já sabe.

Pensei em falar dos motivos que me davam tanto medo de ler a Bíblia, como a linguagem difícil, texto longo e cansativo, cheio de palavras complicadas e duras que não tenho entendimento nem unção para compreender e cumprir.

Resolvi então contar a minha própria experiência, um dia tomei coragem e comprei uma Bíblia NTLH (Nova Tradução dos Dias de Hoje), e iniciei a leitura diária, confesso que desanimei algumas vezes, mas aos poucos fui sendo conquistado e acabei pegando o gosto pela leitura bíblica.

Hoje eu já não consigo passar um dia sequer sem ler ou ouvir a bíblia, se tornou um hábito que realizo com alegria e não abro mão, atualmente eu leio apenas um capítulo por dia, mais importante do que a quantidade é a freqüência.

Na Bíblia encontramos: poesia, profecia, história, geografia, aventura, romance e principalmente orientação espiritual, é um exercício contínuo de aprendizagem.

Lendo a Bíblia você vai conhecendo melhor a Deus e os seus planos para a nossa vida, uma observação importante é não tentar entender tudo no momento que você estiver lendo, certas partes serão entendidas no momento certo, não podemos confundir a Bíblia com um manual de instruções, alguns dos seus ensinamentos levam tempo para a sua total compreensão, então não tenha pressa.

Sugestões para uma melhor leitura bíblica:

  • Faça uma oração antes e após a leitura, irá melhorar o seu entendimento;
  • Não leia muitos capítulos em um só dia, tente ler e refletir;
  • Procure um lugar calmo e silencioso para a sua leitura;
  • Procure ler todos os dias, se possível no mesmo horário;
  • Comece por livros de melhor compreensão como: Gêneses, Provérbios, Evangelho de João e Atos.

Faço um convite a todos, vamos embarcar nesta maravilhosa viagem que é ler a Bíblia.

Marcos V. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...